Aluno da Apae participa de Campeonato Estadual de Bocha Adaptada
Na tarde desta segunda-feira (24) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) aguardou o aluno Wesley dos Santos (10) e os professores Magiela Dresch e Rogério Worm com comemoração e homenagens. O competidor, esteve nesta segunda, acompanhado dos treinadores no município de Portão participando do 2º Campeonato Estadual de Bocha Adaptada organizado pela Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS) onde participaram aproximadamente 37 atletas acompanhados da delegação que somou 130 pessoas de 15 cidades do Estado. O pequeno Wesley retornou com o título de quarto lugar, na categoria BC4.
As categorias são divididas entre as classes BC1, destinada para participantes com paralisia cerebral que podem jogar com mãos e pés, mas que também podem ter auxiliares. Na BC2, os atletas possuem paralisia cerebral e não é permitido auxiliar, podendo ser adaptada uma cesta ou suporte para a bola. A BC3 possui um grau de comprometimento maior, onde o jogador é assistido por alguém que direciona a calha. Na categoria BC4 os atletas possuem outras deficiências que não são cerebrais. A professora Magiela Dresch conta que foi uma experiência muito gratificante, onde participaram ONGs e atletas paraolímpicos, quando o Wesley chamou muito a atenção pela idade e potencial que demonstrou. “Ele foi a peça chave do evento, todo mundo adorou, deu dicas, elogiou e falou sobre a capacidade de melhorar cada vez mais e ele escutou muito”, diz a professora, também agradecendo a mãe Catarina da Silva, que foi muito participativa, carinhosa e atenciosa.
Segundo a professora Magiela, foi maravilhoso vivenciar mais essa competição representando a Apae Lajeado. “Muitos participantes das Apaes também foram premiados e agora queremos trabalhar cada vez mais para melhorar o rendimento do Wesley”. Magi agradece o apoio do colega Rogério, conhecido como Farelo, por sempre juntos buscarem a valorização das crianças. O professor da Apae foi convidado para ser árbitro nesta competição e também estará na arbitragem da Olimpíada Nacional que acontecerá em Aracaju, Sergipe, no fim do ano.
Comments